Carregando site...

Linha do tempo

Tudo começou em 1974

Nossa História

Cover image

Inauguração da AGRIMEC em 1974

A AGRIMEC foi fundada no ano de 1974, na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Na época, Odilo Pedro Marion, fundador e atual presidente do Grupo Agrimec, largou o cargo de Diretor Administrativo na antiga CIENTEC – Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia do RS para empreender, com outros três sócios, na criação de uma fábrica de Implementos Agrícolas.

O foco no início foi o desenvolvimento de um protótipo voltado para a capina mecânica da soja, cujo projeto – sofisticado para a época, se mostrava promissor. Embora fosse uma cultura nova em solo gaúcho, a soja respondia favoravelmente aos que apostavam nela. Assim, os sócios decidiram investir na montagem de uma linha de produção.

Primeiro implemento

Cover image

Primeiro implemento: Rotacarp

O primeiro produto desenvolvido e lançado pela AGRIMEC foi uma Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, chamada ROTACARP. Indicada para a capina mecânica de cultivos plantados em linha. Na ausência dos herbicidas, que até então não existiam, ela controlava as ervas daninhas e o agricultor colhia, normalmente e sem prejuízos, os produtos de sua lavoura. Com tantas vantagens e sendo o único implemento mecanizado que realmente resolvia o problema causado pela infestação dos inços, tornou-se um sucesso entre os sojicultores.

Mudança de Cenário

Cover image

Produtos Desenvolvidos

Tudo ia bem até a chegada dos herbicidas ao mercado. A difusão deste produto químico nas lavouras de soja fez com que a capina mecânica deixasse de ser adotada. Diante da falta de demanda para a ROTACARP, veio a crise e dois sócios saíram do negócio. Marion, que além de administrador era um engenheiro autodidata, apostou na empresa e soube encontrar novos horizontes. O caminho natural foi fabricar implementos para uma cultura bem adaptada ao solo de várzea, nos pampas gaúchos e que dominava este cenário: o arroz irrigado. Cuja tecnologia oferecida para o agricultor em implementos era incipiente.

A orizicultura transformou a pequena empresa na maior fabricante de implementos para a lavoura arrozeira da América Latina. Do plantio ao pós-colheita, a AGRIMEC desenvolveu uma completa linha de produtos para ela, que vão do preparo do solo, preparo para irrigação, irrigação, sistematização, colheita e armazenagem.

E foi com sua expertise no preparo do solo que a empresa passou a atender culturas de terras altas, com destaque para as lavouras de milho, feijão, soja e para outras pouco cultivas no sul do país, como cana-de-açúcar.

Cover image

Plaina Robust

Podemos dizer que a marca se preparou para grandes resultados que viriam ao perceber a expansão das áreas plantadas no país e sua consequente produtividade. Com mais terras para cultivo, as lavouras passaram a ser tocadas por tratores maiores e mais potentes. A força do produtor se via na força de suas máquinas. No final da década de 90, a AGRIMEC acompanhando estas mudanças, de maneira estratégica, direcionou seus esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo.

O pioneirismo da Plaina Niveladora Multilâminas ilustra bem esta evolução ao criar uma família de diferentes tamanhos (linha leve e pesada) conforme a potência do trator. Em síntese: o modelo certo para o trator certo.

Linha do tempo